A perda da audição ou a diminuição da capacidade de escutar sons, constitui o que chamamos de deficiência auditiva. A deficiência na audição pode ocorrer em maior ou menor grau, inclusive pode surgir repentinamente, geralmente casos de surdez súbita.
Afinal, o que é surdez súbita?
A surdez súbita, como o nome já diz, é definida por um caso onde a perda auditiva ocorre subitamente, ou seja, instantaneamente, existem várias causas e efeitos, diferentes níveis de surdez, porém para descobrir o grau da surdez é necessário fazer uma série de exames preventivos e que diagnostiquem o que, de fato aconteceu, afinal cada caso possui sua particularidade. Nem sempre um caso de perda auditiva considerado pelo paciente “algo repentino” é considerado um caso de surdez súbita, por isso são necessários exames preventivos sempre que houver alguma suspeita ou variação na audição. O diagnóstico é considerado simples, porém é um problema que deve ser tratado com emergência e, é claro, por bons profissionais em clínicas especializadas, pois Ouvir Mais é viver melhor.
Perdi minha audição de repente. E agora?
A surdez súbita afeta, por ano, aproximadamente cinco mil pessoas e se manifesta, principalmente, em homens e mulheres entre os 40 e 50 anos. Uma das principais causas é a exposição excessiva a ruídos que geram zumbidos ou tonturas. Vale conferir nosso artigo sobre Zumbido no ouvido – Cuidados que se deve tomar. É considerada uma perda auditiva grave, porém cerca de 50% das pessoas conseguem recuperar a audição de forma espontânea em um período de duas semanas. Porém, em alguns casos, é necessário se submeter aos tratamentos indicados pelos médicos. Esses tratamentos podem ser feitos por meio de medicamentos, aparelhos auditivos ou até mesmo implantes, dependendo do nível de surdez.
Surdez súbita tem cura?
Como mencionado anteriormente, tudo varia da causa da surdez e do grau. Outras causas que podem gerar a surdez súbita são os problemas vasculares e neurológicos, como derrame e esclerose; rupturas de tímpanos; doenças infecciosas, como caxumba e herpes; tumores; medicamentos tóxicos aos ouvidos; e patologias psicossomáticas. Nos casos em que que o motivo da surdez repentina não for identificado, as chances de recuperação total diminuem, caindo para 25% a possibilidade de restauração da audição.
Para identificar o problema são feitos dois exames básicos: as audiometrias tonais e vocais. Além disso, os especialistas também levam em conta a descrição dos pacientes. Porém, dependendo do caso, exames mais profundos serão necessários. Este diagnóstico é importante, pois quanto mais rápido se descobre a causa da surdez, maiores são as chances de cura. Por isso, ao detectar o problema, não deixe de procurar imediatamente um médico. O centro auditivo Ouvirmais é destaque no ramo de Fonoaudiologia, em Itabuna e Região, e conta com profissionais especializados para diagnosticar, comercializar e realizar a manutenção de seu aparelho auditivo, além de atender pessoas com perda auditiva com conforto e carinho, dando o suporte necessário nesta etapa que não é fácil para ninguém.
Para prevenir a perda súbita da audição, evite ficar exposto a explosões de sons ou procure usar protetores de ouvido, caso trabalhe em ambiente com muito ruído, e claro, só use medicamentos com prescrição médica.